terça-feira, 19 de abril de 2011

Perfumes / Classificação Por Concentração + Os Vários Tipos de Notas.

Boa tarde meninas, hoje venho-vos falar de uma das minhas grandes paixões: os perfumes! Adoro, adoro, adoro! Sei que há pessoas que não ligam muito, contudo penso que a maioria gosta deste tema, como tal acho que este post vos será útil.

Começo, então, por vos explicar da diferença entre Parfum, EdP, EdT, EdC e Aftershave. Como sabem, um perfume é praticamente só álcool que depois de aplicado, como é bastante volátil, evapora, ficando na pele apenas as notas do perfume. A diferença entre estes cinco tipos de fragrâncias é, então, o volume do álcool vs a concentração de aroma:
- Parfum (Extracto de Perfume): É a forma mais concentrada, entre 20%-40% (normalmente 25%) de compostos aromáticos (essência). Não sei se já viram à venda alguma vez Parfums ou não, mas por norma são uns frasquinhos muitos pequeninos e com um preço bastante superior ao dos EdP e EdT.
- Eau de Parfum (EdP): Varia entre 12-18% (~15%) de essência.
- Eau de Toilette (EdT): 8-14% (~10%) de compostos aromáticos (essência).
- Eau de Cologne (EdC): 3-7% (~5%) tem, portanto, uma baixa concentração de essência.
- Aftershave: É a forma mais diluída (~1% de aroma) e, por isso, é a usada para desinfectar a pele após o barbear.

Os mais normais de se encontrar à venda são mesmo os EdP e EdT. Logicamente, o preço do primeiro é superior ao do segundo, uma vez que a quantidade do produto de interesse é, também, superior. Normalmente, os perfumes só têm uma das versões, contudo há algumas marcas que lançam sempre as duas concentrações. Eu aconselho sempre os EdP, uma vez que tem menos álcool e como são mais fortes que os EdT é necessário gastar menos para obter um cheirinho duradouro, já para não falar que quanto maior for a quantidade de essência mais tempo esta dura na nossa pele! :)

Bem, agora vou-vos falar dos vários tipos de notas. Já devem ter reparado que ao longo da "vida" de um perfume na nossa pele, este passa por várias fases, isto deve-se ao facto de haverem vários tipos de notas:
- Notas de Saída (Cabeça): É a impressão inicial do perfume, elaborada para despertar o interesse, são as notas mais leves que "escapam" do frasco. Normalmente, são ligeiras e evaporam rapidamente.
- Notas de Coração (Corpo): É a personalidade do perfume, ou seja, são as notas que expressam o tema da fragrância. Evaporam mais devagar e são sentidas assim que o perfume "desaparece" da pele.
- Notas de Fundo (Base): São as responsáveis pela fixação de uma fragrância e são notas que definem o cheiro que se difunde na pele. Os ingredientes evaporam lentamente, sendo o último acorde a ser percebido e o que permanece por mais tempo.
Quando quiserem comprar um perfume, experimentem aqueles que mais gostarem na pele e depois vão passear durante algum tempo até cheirarem todas as fases do perfume em questão. E não se esqueçam de irem de pele lavada, isto é, sem perfume! ;)

E vocês, já sabiam que existiam três tipos de notas e o significado de EdT e EdP?

3 comentários:

  1. Eu tenho muitos perfumes em casa... tenho gucci envy nme e kenzo. :)

    ResponderEliminar
  2. Hum! boa explicação e dicas sobre perfumes, gosto muito de perfumes mas tenho alguma dificuldade em encontrar perfumes que realmente me agradem!

    ResponderEliminar
  3. Tania: Ainda bem! :) Esta não é a minha colecção. É apenas uma imagem que encontrei na Internet, mas irei falar sobre todos os meus perfumes. Espero que me continues a seguir! ;)

    Amo Perfumes: Obrigada! :D Eu também sou fã de perfumes. Já agora, qual é o teu favorito? :P

    Beijinhos

    ResponderEliminar

Hey!! :D Muito obrigada por perderes um pouco do teu tempo a comentar o Be Fashion! :) Quero muito saber a tua opinião e prometo responder ao teu comentário neste mesmo post. *

Andy ♥ FacebookInstagramYouTube