domingo, 30 de outubro de 2011

Cosmética / O Porquê de Tonificar.

Quando a minha mãe me deu o meu primeiro tónico, sinceramente, não percebi para que é que servia. Não fazia muito sentido na minha cabeça usar um produto para limpar a pele a seguir da ter lavado, pois supostamente esta ficava impecável com água e sabão. 

Mas afinal para que serve o tónico?! O tónico complementa a limpeza facial, pois, para além de retirar os eventuais resíduos de sujidade que sobreviveram ao passo de limpeza, protege a pele dos radicais livres (que são uns dos responsáveis pelo seu envelhecimento), reduz os poros dilatados, refresca, uniformiza e reequilibra o pH natural da pele, melhora a circulação do rosto, remove algumas células mortas (continua a ser importante utilizar esfoliantes e máscaras faciais) e, claro, prepara-o para o passo seguinte (hidratação).

Meninos, tonificar também é importante para vocês porque a vossa pele também está em contacto com a poluição atmosférica e outros agentes nocivos. Independentemente de se maquilharem ou não, toda a gente deve tonificar a pele, pelo menos à noite.
Agora a parte da dica: não sei se sabem, mas existem vários tipos de tónicos que podem ser reduzidos a dois: os hidratantes e os adstringentes. Os tónicos hidratantes são indicados para peles normais a secas, pelo que acrescenta às suas funções a hidratação. Por outro lado, os tónicos adstringentes (adstringente significa contrair), ideais para peles mistas e oleosas, fecham ainda mais os poros e retiram toda a oleosidade da pele, reduzindo a sua tendência acneica. Por experiência própria, quem tem a pele mista talvez deva utilizar outro para alternar, pois estes tónicos deixam a pele seca e, às vezes, até a repuxar.

Por fim, acho sempre importante relembrar que devemos evitar os produtos que contenham álcool na sua composição porque estes secam a pele de uma forma errada. Mesmo as pessoas com pele oleosa devem evitar o seu uso. E por álcool quero dizer qualquer ingrediente cujo nome acabe em -ol e não apenas o típico etanol (álcool sanitário).

3 comentários:

  1. o meu tónico seria o adstringente, a minha pele é super oleosa! o.O
    também dantes não percebia o porquê de termos de tonificar a pele, mas este post já esclareceu :)
    bigada! ;)

    Kiss

    ResponderEliminar
  2. Informativo e esclarecedor, gostei do post! :)
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  3. Mia Purpurina, ainda bem que este post te foi útil.

    Marisa Marques, muito obrigada pela opinião positiva. Fico muito feliz que tenhas gostado, querida.

    Beijinhos

    ResponderEliminar

Hey, muito obrigada por perderes um pouco do teu tempo a comentar o Be Fashion! :) Quero muito saber a tua opinião e prometo responder ao teu comentário neste mesmo post. *

Andy ♥ FacebookInstagramSnapchat