domingo, 30 de outubro de 2011

Cosmética / O Porquê de Tonificar.

Quando a minha mãe me deu o meu primeiro tónico, sinceramente, não percebi para que é que servia. Não fazia muito sentido na minha cabeça usar um produto para limpar a pele a seguir da ter lavado, pois supostamente esta ficava impecável com água e sabão. 

Mas afinal para que serve o tónico?! O tónico complementa a limpeza facial, pois, para além de retirar os eventuais resíduos de sujidade que sobreviveram ao passo de limpeza, protege a pele dos radicais livres (que são uns dos responsáveis pelo seu envelhecimento), reduz os poros dilatados, refresca, uniformiza e reequilibra o pH natural da pele, melhora a circulação do rosto, remove algumas células mortas (continua a ser importante utilizar esfoliantes e máscaras faciais) e, claro, prepara-o para o passo seguinte (hidratação).

Meninos, tonificar também é importante para vocês porque a vossa pele também está em contacto com a poluição atmosférica e outros agentes nocivos. Independentemente de se maquilharem ou não, toda a gente deve tonificar a pele, pelo menos à noite.
Agora a parte da dica: não sei se sabem, mas existem vários tipos de tónicos que podem ser reduzidos a dois: os hidratantes e os adstringentes. Os tónicos hidratantes são indicados para peles normais a secas, pelo que acrescenta às suas funções a hidratação. Por outro lado, os tónicos adstringentes (adstringente significa contrair), ideais para peles mistas e oleosas, fecham ainda mais os poros e retiram toda a oleosidade da pele, reduzindo a sua tendência acneica. Por experiência própria, quem tem a pele mista talvez deva utilizar outro para alternar, pois estes tónicos deixam a pele seca e, às vezes, até a repuxar.

Por fim, acho sempre importante relembrar que devemos evitar os produtos que contenham álcool na sua composição porque estes secam a pele de uma forma errada. Mesmo as pessoas com pele oleosa devem evitar o seu uso. E por álcool quero dizer qualquer ingrediente cujo nome acabe em -ol e não apenas o típico etanol (álcool sanitário).

3 comentários:

  1. o meu tónico seria o adstringente, a minha pele é super oleosa! o.O
    também dantes não percebia o porquê de termos de tonificar a pele, mas este post já esclareceu :)
    bigada! ;)

    Kiss

    ResponderEliminar
  2. Informativo e esclarecedor, gostei do post! :)
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  3. Mia Purpurina, ainda bem que este post te foi útil.

    Marisa Marques, muito obrigada pela opinião positiva. Fico muito feliz que tenhas gostado, querida.

    Beijinhos

    ResponderEliminar

Hey!! :D Muito obrigada por perderes um pouco do teu tempo a comentar o Be Fashion! :) Quero muito saber a tua opinião e prometo responder ao teu comentário neste mesmo post. *

Andy ♥ FacebookInstagramYouTube