terça-feira, 29 de novembro de 2011

Maquilhagem / Aula M.A.C.

Este post foi muito pedido por vocês e, por isso, cá está ele a tempo e horas! :)

Primeiro vou começar por falar da "round 1", ou seja, a primeira vez que lá fui onde usufruí de uma sessão gratuita de maquilhagem. Não há muito para contar. A sessão teve como objectivo apresentar a nova colecção de Inverno. Por ser apenas uma maquilhagem, a MUA não explicou grande coisa, apenas que a base que utilizou (Studio Fix Fluid) era apropriada para peles mistas e oleosas e que o corrector Studio Finish é o mais indicado para corrigir as imperfeições do rosto e pode, também, ser utilizado nas olheiras. Disse ainda que devíamos corrigir sempre a pálpebra para a uniformizar e fazer com que a sombra dure mais tempo. Estes foram os produtos usados:
E este foi o resultado:
Os olhos foram construídos apenas com o Paint Pot e com a sombra beringela mais escura (terceira à direita) da paleta da nova colecção. Se gostei da maquilhagem? Sim, até gostei, mas não era capaz de a usar. Bem, talvez num evento à noite em que toda a gente vá muito maquilhada. De resto, acho que é muita maquilhagem para mim.

Falando agora da aula em si. Tipicamente, ela dura entre 1h a 1h30, a maquilhadora faz metade da cara e nós fazemos o resto e aprendemos a fazer a preparação de pele, a sua correcção, uma maquilhagem para o dia e outra para a noite. Logicamente que o que aprendemos são coisas que mais nos favorecem e que são adequadas ao nosso tipo de pele e rosto. Por isso, o que aprendi são coisas que me favorecem, mas isso não significa que vos fiquem bem também! Saliento ainda que na aula, a maquilhadora dá uma especial atenção ao que nós gostamos, o que faz com que esta seja ainda mais atractiva.

A menina começou por me perguntar pelos meus hábitos de limpeza e hidratação da pele. Quanto aos conselhos, disse-me para não usar muitas vezes o sabonete, pois este destrói a camada lipídica da pele, tornando-se agressivo e podendo fazer o efeito contrário ao que nós queremos. Depois de ela me dizer isto, reflecti com base no que sei de química e bioquímica, e até que faz sentido! Disse também para esquecer o gel com a escovinha da Garnier, pois a escova é um pouco violenta, podendo mesmo danificar a pele. Quanto aos meus esfoliantes, ela criticou um pouco por estes terem grãos e, por isso, não serem os mais adequados ao meu tipo de pele e sugeriu um esfoliante enzimático. Quanto aos meus hidratantes, ela aprovou-os todos! Referiu que o de olhos da Yes To Carrots era muito bom por ter vitamina C. (Queres saber de que produtos falo?! Então, clica aqui). Fiquei surpreendida pelo facto da maquilhadora conhecer todos os meus cremes e bastante feliz por ela os ter aprovado. A menina frisou bastante a importância de usar um creme mais "gordo" à noite, de ter um de olhos diferente do de rosto e de aplicar sempre um protector solar. Em seguida, disse-me para esperar pelo menos cinco minutos entre a aplicação do creme e da maquilhagem, de modo a que a esta não fique com um aspecto de "bolo". Outra dica importante foi para eu adquirir cremes ricos em água para hidratar a tez. Eu disse-lhe que às vezes sentia a pele da testa seca, e ela disse-me que não devia ser seca, mas, sim, desidratada e para procurar cremes constituídos à base de água.

Foi aí que ela começou a preparar a minha pele. Para o rosto, foi usado um primer num tom amarelado. Este tom é apropriado para disfarçar as zonas vermelhas da pele. O Prep + Prime Fortified Skin Enhancer tem um SPF 35 e está disponível em várias cores, sendo que cada uma tem uma função diferente. Para além do amarelo que é ideal para esconder as zonas avermelhadas, o rosa serve para iluminar e aclarar o rosto, o laranja para intensificar o bronze e o de cor pêssego é óptimo para ajustarmos o tom de pele. Gostei bastante deste produto, notou-se de imediato uma diferença no aspecto da minha face. Para os lábios, foi utilizado o Lip Conditioner que tem um SPF de 15 e que cheira muitíssimo bem. Para os olhos não foi utilizado nenhum produto.

Passemos agora à correcção do rosto. A base utilizada, a Studio Fix Fluid (SPF 15), tal como disse em cima, foi-me aconselhada por ser indicada para o meu tipo de pele. Porém, esta base pode repuxar um pouco a pele. O corrector usado foi o Pro Longwear que cobriu bastante bem as olheiras. Para matificar a pele, o pó escolhido foi o Select Sheer/Pressed. Foi-me dito para o aplicar em todo o rosto, inclusive nos olhos.

Em seguida, maquilhagem de olhos. A menina começou por elogiar bastante a cor dos meus olhos e o facto destes serem grandes, referindo que posso apenas usar uma cor de sombra (como costumo fazer) e que os tons mais apropriados para mim são tons quentes, como, por exemplo, rosas, castanhos, roxos etc. Fiquei contente por saber que as cores que mais gosto são as que melhor me ficam. Disse que, no caso de precisar de colorir as sobrancelhas, o devia fazer antes de começar a maquilhar os olhos. Primeiro foi utilizado primeiro um Paint Pot num tom bege (não me lembro do nome da cor) que serviu de primer para as sombras. Ela explicou-me que este produto é à prova de água e que, por isso, tem uma longa duração na pálpebra e não fica acumulado nas dobras. Para a maquilhagem de dia, a única sombra aplicada foi a Mythical da colecção Make Me Over. Fiquei super fã da cor! Curiosamente, para a maquilhagem de noite, foi escolhida a mesma cor da paleta utilizada na maquilhagem gratuita. Achei piada à coincidência. A ideia desta maquilhagem era: supondo que vinha da escola/trabalho/etc e não tinha tempo para mudar de maquilhagem, pegava apenas no tal tom beringela e esfumava a sombra de dia. Tanto na maquilhagem de dia como na de noite, foi usado o pigmento Naked (muito giro também) para iluminar um pouco o osso da sobrancelha. A caneta correctora e iluminadora (Prep + Prime Highlighter) foi utilizada para corrigir as asneiras que fiz ao esfumar o olho. Gostei muito dela e é um bom dupe do Touche Éclat da YSL. Não apliquei nenhum lápis nem eyeliner, pois tenho imensa dificuldade em controlar os movimentos involuntários da minha pálpebra. Quanto à mascara, foram aplicadas várias camadas, tanto nas pestanas superiores como nas inferiores, para abrir e realçar mais o meu olhar. A escolhida foi a escovinha cor-de-rosa da Haute & Naughty Lash. A diferença entre estas duas escovas é que a cor-de-rosa tira menos produto e, por isso, não aglomera muito as pestanas nem forma tantas partículas pretas. Neste passo, foi-me dado duas dicas: a primeira é para fazer movimentos em ziguezague junto da raiz das pestanas para que estas fiquem mais separadas e com mais volume e comprimento. A outra dica foi para não fazer movimentos verticais oscilatórios com a varinha dentro da embalagem, pois esses movimentos introduzem uma maior quantidade de oxigénio que irá fazer com que a máscara seque mais depressa.

Não foi aplicado nenhum bronzer e o blush escolhido foi Powder Blush na cor Peaches (Sheertone) que, tal como o nome indica, é uma cor pessegada muito gira. Na aplicação do blush, foi-me explicado que havia três formas de o fazer. Se aplicarmos desde da zona da face junto da parte superior da orelha para o nariz, iremos dar a ilusão que as nossas bochechas são maiores; se apontarmos para o buço, mantemos a estrutura da face; se apontarmos para o lábio inferior, iremos alongar o rosto. Se são como eu, que gostam de looks mais naturais, devem apontar o blush para o buço. Por fim, para os lábios, foram escolhidos uns produtos nudes que, para além de estarem muito na moda, ficam bastante bem em maquilhagens mais carregadas nos olhos. Como podem ver, o kit escolhido é, também, da nova colecção. O Wintercool contém dentro da bolsinha prateada, o famossíssimo lipstick Crème d'Nude (Cremesheen), o lip gloss Fashion Whim (Cremesheen) e o lápis labial Stripdown.

Para finalizar o trabalho, foi usado o Fix + que, para além de fazer com que a maquilhagem dure muito mais tempo, reequilibra e reidrata a pele, dando-lhe vitaminas.

Aqui podem ver todos os produtos que foram utilizados:
E, agora, o tão esperado resultado:
Tanto a maquilhagem como a aula foram feitas no Almada Forum, mas com duas MUAs diferentes. A da aula já a conhecia de vista, mas a da maquilhagem não. Contudo, depois disso voltei a vê-la uma vez. Agora, não sei é se foi transferida para a Margem Sul ou se foi apenas dar uma mãozinha às restantes empregadas, uma vez que elas tinham a agenda cheia de marcações para as maquilhagens gratuitas.

Resumindo, sim, eu gostei da aula! No entanto, acho que estava à espera de mais. Criei elevadas expectativas ao ler os relatos de várias meninas. Voltaria a repetir, até porque não perco nada, uma vez que o dinheiro que a aula custa é todo revertido para produtos da marca.

Querem saber o que é que eu trouxe para casa? Adivinhem! :) Dou-vos uma pista: os três produtos que comprei estão nas duas imagens pretas deste post, um deles na primeira e os outros dois na segunda. Por falar em M.A.C, já participaram no meu sorteio? Já falta pouco para acabar.

10 comentários:

  1. Ola Andy :)
    Estas tão linda :D
    Gostei muitos dos dois looks, muito giros mesmo =)
    E tens uns olhos lindíssimos, és muito bonita :D
    Olha aprendi muito com o teu post, as dicas que a MUA te deu foram muito fixes, vou fixar, tenho de comprar um creme para os olhos, não tenho :)
    Beijinho grande querida, vou responder ao teu mail :D

    ResponderEliminar
  2. olha...eu volto a perguntar...a primeira make foi mesmo de borla? eles aqui diziam que se tinha de comprar 2 produtos =(

    hm acho que nao consigo adivinhar...até porque não estou a perceber a pista...

    eu tenho uma aula pa semana, mas nao é na mac...

    xoxo

    ResponderEliminar
  3. Bem antes de mais, devo dizer que adorei este post! :D
    Depois tenho dizer que és muito gira e que gostei dos dois looks, embora prefira o 2º ao 1º. Acho que a segunda MUA esteve melhor que a da primeira aula.
    Quanto aos produtinhos que trouxeste para casa, não tenho grandes palpites, mas vou tentar um, porque tem a tua cara e é divinal, que é o... blush de pêssego!! Se não o compraste, tens de comprar da próxima vez. :D

    XOXO

    Diana

    ResponderEliminar
  4. Adorei o post!! Super informativo, as dicas são excelentes, deu para aprender umas coisinhas :D
    És muito linda e as makes ficaram-te muito bem! Adorei especialmente a segunda, estás linda mesmo!! E tens uns olhos lindos de morrer ^^
    Eu que estava para comprar esse gel de escovinha da Garnier, assim já não o compro. E vou apostar no creme de olhos da YTC :)
    Estou curiosa para saber que produtinhos trouxeste :D conta, conta!!
    Eu bem quero participar no teu sorteio, mas não conheço os produtos da mac, então não sei o que lá pedir xD alguma sugestão?
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  5. Também gostava muito de fazer essa aula.. quem sabe um dia em que tenha algum dinheiro pra isso ou que alguém ma ofereça eheh
    Gostei muito do post.. aliás, gosto sempre dos teus posts.. são grandes e bem explicativos.
    Deixa-me já dizer-te que ficaste LINDA com a maquilhagem.. eu acho que devias arriscar mais na maquilhagem e sair assim ;) Mas se não te sentes bem com tanta maquilhagem, é claro que não a deves usar..
    Eu adorei a maquilhagem, ficou mesmo gira!
    Acho que até tiveste muita sorte com a funcionária.. fiquei bastante impressionada por ela conhecer todos os produtos.. olha que isso é raro.. às vezes nem os produtos da própria loja elas conhecem, quanto mais das outras.. Não me digas que a escova da Garnier não é boa para a pele que eu dá-me já aqui um fanico :( Eu uso-a quase todos os dias e gosto tanto dela..
    Eu tentei adivinhar os produtos, mas desisti.. aposto no batom, pelo menos xD
    ***

    ResponderEliminar
  6. fica mesmo Andy :D
    obrigada =))
    eu tambem adoro e tenho ainda alguns :DD

    adorei o resultado :D
    es linda =)
    beijocas

    ResponderEliminar
  7. Meninas muito obrigada pelos elogios! Quase que me fizeram corar! :P

    Ana Filipa, os dois looks são ambos muito giros, mas eu gostei mais do segundo! :P Ainda bem que conseguiste retirar informação útil do post. Eu tentei relatar a aula toda minutinho por minutinho de forma a que toda a gente tivesse acesso às dicas todas.

    Teh Teh, juro-te que aqui no Almada Fórum as makes são grátis!! Pergunta na tua M.A.C e diz que as daqui são free, para veres o que eles dizem. Tens razão, essa frase não estava muito explicita. Já a mudei. Ah que bom! Então e é aonde a aula?

    Diana, eu também gostei mais do segundo look! Quanto ao blush, tens razão! Esse foi um dos produtos que comprei :)

    Marisa Marques, ainda bem que gostaste do post! Pois, realmente essa escovinha da Garnier foi a que me "chocou" mais. Sim, aposta no creme da YtC, pelos vistos eu e a Teh Teh não somos as únicas a gostar :P Ok, vou-te tentar ajudar a encontrar o teu produto MAC! ;) Quanto aos meus produtinhos, depois mostro-os no post de compras deste mês.

    Ana S., ainda bem que gostaste do post. Tinha medo de não ter grande feedback devido ao tamanho do post, mas também a única hipótese para vos contar tudo é escrever muito. Bem, tu já me viste ao vivo, e eu não sou de grandes maquilhagens. Não sei, não me sinto lá muito bem, com makes muito arrojadas. Pois, eu também acho que tive muita sorte com a MUA. Quanto ao de não conhecerem os produtos da marca, isso acontece mais na Sephora, na MAC por acaso não. Elas são impecáveis. Acertam à primeira em tudo o que tu queres/procuras! Pois, parece que essa escovinha não é grande coisa :( Quanto ao palpite, quase que acertaste! Não foi um batom :P Foi o gloss :)

    Cátia Alves, ainda bem que gostaste! :D

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Olá! :) Gostei muito do 2º resultado... Estás maravilhosa nessas fotos! Bjinhos****

    ResponderEliminar
  9. Adorei os looks, o meu preferido é o 2º! Muito giro mesmo!

    Ontem comprei uma base da MAC e adorei o efeito! Fiquei de boca aberta a olhar para o espelho enquanto a maquilhadora ia passando a base! Comprei logo :P Nunca tinha experimentado maquilhagem da MAC mas fiquei fã! :)

    ResponderEliminar
  10. Sara, obrigada pela visita e elogio! :)

    Fabiana Moura, realmente a MAC é fantástica! Tenho quatro produtos da marca e quero mais!! Muitos mais... ^^ São todos excelentes. E nem são muito caros se os compararmos com a YSL, Dior e esse género de marcas.

    Beijinhos

    ResponderEliminar

Hey!! :D Muito obrigada por perderes um pouco do teu tempo a comentar o Be Fashion! :) Quero muito saber a tua opinião e prometo responder ao teu comentário neste mesmo post. *

Andy ♥ FacebookInstagramYouTube