domingo, 4 de dezembro de 2011

Maquilhagem / Pincéis Limpinhos.

Acabei de lavar e secar os meus pincéis e como é uma coisa que por vezes suscita algumas dúvidas resolvi dizer-vos como o faço. A minha técnica é parecida com muitas que andam por aí, contudo tem algumas diferenças.

Queres ter os teus pincéis sempre limpinhos e fofinhos e não sabes como!? Então, continua a ler. Vais precisar de:
Enche o recipiente de plástico com água e coloca um pouco de álcool. Mas tem que ser mesmo pouco! O álcool serve para desinfectar a água e por isso é que utilizamos um recipiente. Se exagerarem na quantidade de álcool, vão estar a estragar as cerdas e, logicamente, o pincel vai acabar por ter que ir para o lixo mais cedo do que era suposto. Em seguida, coloca um pouco de champô num dos copos. Há quem use champô para bebés por este ser mais suave, mas é indiferente, pelo menos eu acho. Coloca amaciador numa das bordas do copo e álcool em gel noutra. O amaciador é especialmente importante se os pincéis forem de cerdas naturais porque, tal como o nosso cabelo, os pêlos dos animais também ficam mais macios com este tipo de produtos. O álcool em gel serve para desinfectar os pincéis e deve ser em gel para que o seu teor seja menor.

Agora chegou a parte de começares a limpar os teus pincéis. Pega-os como se te fosses maquilhar e mistura um pouco de amaciador, champô e álcool em gel. Na mão, faz os movimentos que mimetizam a aplicação do produto na cara. Molha o pincel na água e retira o excesso com os dedos e repete os movimentos na mão. Faz isso até perceberes que este ficou limpo. Não deixes que a água toque na base do pincel, apenas nas cerdas.

Para os secar, primeiro utiliza uma toalha. Em seguida, forra os copos com os panos e coloca lá dentro os pincéis com as cerdas para baixo e deixa-os repousar um pouco. Se tiveres alguma coisa que faça com que as cerdas fiquem juntas usa-a. Por exemplo, elásticos, plástico bolha, etc. Há pincéis que trazem um plástico ou uma capa protectora, se os teus tiverem isso, utiliza.

O Brush Cleaner, tal como o nome indica, é um artigo desenhado para limpar os pincéis. Este substitui o champô, o amaciador e o álcool em gel. Eu não tenho nenhum e não sei se vale a pena comprar um. Há quem diga que é indiferente utilizar isso ou um champô tradicional, mas há quem defenda que o uso de produtos específicos faz com que a vida útil dos pincéis aumente.

Quanto à frequência de lavagem, supondo que utilizas um pincel para um produto, só é necessário lavá-lo quando este fica saturado. Se o produto for em pó, vocês percebem que o pincel está saturado se as cerdas tomarem a cor do produto. Se for líquido, como é lógico, satura mais depressa, mas podes lavá-lo apenas de quinze em quinze dias. Não te esqueças de lavar os pincéis antes de os estreares.

Bem, e agora vou ver televisão. Até amanhã.

4 comentários:

  1. por acaso não sabia que o álcool fazia mal às cerdas se pôr demais o.O
    tenho de ter cuidado!
    eu faço uma lavagem geral aos pincéis com shampoo todas as semanas... e lavo as cerdas superficialmente todos os dias com um brush cleaner caseiro, mas vou comprar um da elf...
    De shampoo para pincéis dizem que é melhor caseiro :)

    Kiss

    ResponderEliminar
  2. Essas dicas são excelentes!! Obrigada pela partilha :D
    Nunca soube ao certo como limpar apropriadamente os pincéis, porque na net lê-se de tudo. Eu não consigo evitar que a água toque na base do pincel :s
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  3. Olá ;)
    Gostei muito desta dica. Como a Marisa Marques comenta, há tanta info na net, que por vezes já não sabemos se será bem verdade ou não, por isso é sempre bom sabermos a opinião de outras pessoas ;)
    Beijocas

    ResponderEliminar
  4. Mia Purpurina, o álcool estraga as cerdas porque as seca. E quanto às coisas caseiras, eu duvido um bocado que por gel de banho com azeite seja muito higiénico. Depois diz o que achas do brush cleaner da ELF.

    Marisa Marques, percebo-te xD Para mim também é um pouco complicado evitar que a água toque na base. Realmente há muita coisa na internet e eu também não sei até que ponto é que a minha forma está 100% certa.

    Racquel, ainda bem que gostaste! E tens razão, é sempre bom ler várias opiniões para depois podermos escolher a que achamos mais correcta ou tirarmos um pouco de cada uma.

    Beijinhos

    ResponderEliminar

Hey!! :D Muito obrigada por perderes um pouco do teu tempo a comentar o Be Fashion! :) Quero muito saber a tua opinião e prometo responder ao teu comentário neste mesmo post. *

Andy ♥ FacebookInstagramYouTube