sexta-feira, 29 de abril de 2016

Erasmus+ / Perguntas & Respostas #1 - Universidade, Curso, Londres.

Viver noutro país, ainda que temporariamente, é algo que suscita o interesse e a curiosidade das pessoas que nos rodeiam. Eu não sou excepção e a verdade é que adoro ouvir os relatos daqueles que por algum motivo decidiram mudar de país. Nesse âmbito, perguntei-vos se tinham interesse num post de perguntas e respostas acerca da minha experiência como estudante de Erasmus+ em Londres, pelo que hoje trago-vos o primeiro P&R do blog. Se quiserem que haja uma continuação, deixem as vossas dúvidas nos comentários que eu terei todo o gosto em ajudar-vos! ;)
- Mariza Matos: "(...) Gostava de saber mais ou menos quanto custa ir jantar fora em Londres a um sítio normal, como farias aqui, nada muito elaborado."
Infelizmente, comer fora em Londres fica muito caro. Eu vou dar-te um exemplo: em Portugal, temos um restaurante que se chama Pasta Caffé e, sempre que lá vou, gasto em média 25€ por casal. O Pizza Express é o equivalente em Inglaterra e duas refeições semelhantes ficam por cerca de £35 (~ 45€).

- Inês Serôdio: "(...) Em que curso estás? Ano? Universidade em Lisboa e agora aí em Londres? Estás a gostar do curso? Estás a viver num quarto/casa partilhado? Estás a gostar da experiência ou recomendas ter um espaço só para ti? Que universidades aí são de renome em termos de comunicação, se souberes responder? Como é o tempo, muito deprimente ou há dias de sol? E as pessoas, são simpáticas ou frias?
Bem, tantas perguntas! ♥ Vamos, então, por partes: eu já acabei o meu curso e estou a fazer um estágio para recém-graduados. A minha formação é em ciências. Eu tirei uma licenciatura em Bioquímica e um mestrado em Biotecnologia, ambos na FCT-UNL. Neste momento, estou a estagiar no King's College London que está classificado como sendo uma das vinte melhores instituições do mundo. O estágio em si é em química-física, área onde trabalhei durante a minha tese e em França, mas confesso que não é algo que queira fazer durante muito mais tempo. Para além do King's, a University College London e o Imperial College London também são universidades de renome. Em relação ao alojamento, eu estou a viver numa casa partilhada e a experiência é exactamente aquilo que eu pensava. Não é má, mas também não é a ideal, pois tens que lidar com diferentes formas de estar e de pensar. Os horários também podem causar problemas, principalmente se só houver uma casa-de-banho, assim como as questões de higiene. No meu caso, um dos meus colegas de casa não é a pessoa mais asseada do mundo, tanto que temos uma invasão de formigas na cozinha. Eu não me chateio facilmente, pelo que não é algo que me tire o sono, mas admito que o comportamento dela possa dar origem a conflitos. É uma questão de sorte, como em quase tudo na vida. Quanto ao tempo, o sol não brilha tanto como em Portugal e os dias são efectivamente mais frios. No entanto, confesso que estava à espera de um clima mais inóspito. O povo é difícil de definir, pois é multicultural e há de tudo um pouco, mas, no geral, diria que os ingleses são cordiais, prestáveis, mas pouco afectivos.

Já sabem, deixem as vossas dúvidas nas zonas dos comentários!

12 comentários:

  1. Espero que estejas a gostar de cada bocadinho que por aí passes ;)

    ResponderEliminar
  2. Concordo com tudinho :D Quanto ao clima, sim é verdade que nos primeiros tempos até não parece assim tão inóspito e chuvoso como toda a gente relata, mas acredita que depois de alguns anos começa a custar um pouco. Eu não me importava se no Inverno estivesse mesmo frio mas depois um Verão decente mas o problema é que isso raramente acontece, para tu veres eu até te consigo dizer qual foi a semana em Julho do ano passado em que esteve acima dos 30º e com sol os dias todos...escusado será dizer que foi só mesmo uma semana LOL! Beijinho










    ResponderEliminar
  3. Gosto muito de Londres,é o tipo de cidade em que me via a viver. Pelo que me vou apercebendo quando lá vou é mais ou menos como descreves. Acho que a parte mais complicada é mesmo a alimentação mas não falo em restaurantes porque isso há de tudo. Falo em chegar em chegar ao supermercado e comprar comida. Quando ia ao supermercado a carne parecia-me estranha e o peixe muito limitado. A fruta que me parecia melhor era a que via nos mercados. Claro que para quem gosta de chocolates e outros doces é um paraíso.

    Beijinho.
    Lilium
    O Meu Dolce Far Niente

    ResponderEliminar
  4. Londres é incrível! :) Espero que corra tudo bem... E varre as formigas e enfia-as no quarto da miúda :p

    xx
    bysilverblog.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Aii se eu estivesse nessa casa dava em louca com as formigas :p Espero que corra tudo bem e que aproveites a experiência :)

    Eu sei falar Francês, Inglês e um pouco de Espanhol. Concluí há pouco tempo o nível base de Alemão mas ainda quero aprofundar mais os estudos da língua e também quero aprender Mandarim :)

    Beijinhos | Arco Íris num Batom | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  6. Formigas? Epaaaaa imagino o humor com que o pessoal fica quando entra na cozinha x)
    Casa partilhada é uma questão de sorte :P

    Espero que esteja tudo bem por essas bandas hehehe

    Beijinhos
    Dash of Wonder

    ResponderEliminar
  7. Gostei de como caracterizaste os ingleses :P Eu ando a estudar a personalidade deles durante este semestre (fiz uma apresentação esta quarta-feira sobre as diferentes classes sociais, como apareceram e afins).
    Viver com outras pessoas pode ser muitoo complicado. Acho que se tivesse um colega assim como tu já tinha tido chatices...

    Eu por acaso se tivesse oportunidade gostava imenso de ir fazer um estágio assim depois de terminar o Mestrado. Quem sabe se não tenho oportunidade...(Mas primeiro vou concentrar-me em acabar a licenciatura)

    Beijinhooo* <3

    ResponderEliminar
  8. Obrigada pelas tuas respostas! Espero que em breve trabalhes em algo que gostes :)

    ResponderEliminar
  9. Aiii que saudades eu tenho do meu Erasmus!!! :) Formigas? Deixa lá que eu tive invasão de pulgas.. e ratos.. portanto, dá-te por feliz ;) hehehe
    beijinhos e diverte te e aproveita ao maximo!!
    http://alebanac.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  10. Gostei da tua caracterização, e também gostava muito de fazer Erasmus!

    mega beijo
    www.fashioninspiresyou.com

    ResponderEliminar
  11. Uau! Essa experiência deve ser incrível mesmo! Sabes, sempre sonhei fazer algo do género. Mas, a vida deu tantas voltas que nunca tive oportunidade para tal. Mas, admiro quem o faz. E, um dia, hei-de lutar para dar condições ao meu filho de o fazer também. Quanto sentes que já cresceste? Deve ser imenso :p Keep go on ;)
    Beijinho grande*
    Lu, blogdamamalu.blogspot.com

    ResponderEliminar
  12. Im: Gostei, sim! :D Londres foi uma das melhores experiências da minha vida.

    Naturally Andy: Bem, mas este ano até tens tido sorte! :P Houve uns dias bem porreiros enquanto estive aí e agora sei que o tempo também tem estado agradável.

    Lilium Black: Eu sempre comprei a minha comida no supermercado local e até gostei das frutas e dos vegetais. O peixe concordo contigo e a carne mais ou menos. Acho que dependia um pouco dos dias da semana e, claro, do supermercado onde ia.

    Ana Godinho: Acreditas que eu estive quase a pregar uma partida à minha coleguinha? Mas depois achei que não valia a pena dar-me ao trabalho de colocar uma mão cheia de formigas nas coisas dela! xD

    Adriana Castro: Uau, não sabia que eras tão poliglota! :) É sempre bom aprender uma língua nova e eu estou desejosa de aperfeiçoar o meu francês.

    Joana R.: É mesmo! xD Eu não tive muita sorte, mas, pronto, há coisas piores! hehe

    Diana: Então, e diz-me lá: a minha caracterização está de acordo com o que tu estudaste? :D Eu acho que fazes muito bem em procurar um estágio noutro país. Gostavas de ir para onde?

    Joana Freitas: Eu é que te agradeço por comentares e estares sempre presente no meu blog! <3

    Anabela C.: Ratos?! Que nojo! xD Eu não sou nada comichosa, por isso não me chateei minimamente com as formigas. Agora, ratos é uma história completamente diferente! haha

    Fashion Inspires You: Se tiveres oportunidade, não hesites! :) Fazer Erasmus é uma experiência que fica para a vida.

    Blog da mamã Lu: Bem, eu vou ser sincera: não cresci assim tanto e isso deve-se ao facto de eu já ter vivido noutro país antes. No entanto, sinto que o meu inglês melhorou imenso e que me tornei uma pessoa ainda mais paciente e compreensiva. Obrigada pelo teu comentário e espero que um dia o teu filho tenha a mesma oportunidade que eu tive! :D

    Beijinhos

    ResponderEliminar

Hey!! :D Muito obrigada por perderes um pouco do teu tempo a comentar o Be Fashion! :) Quero muito saber a tua opinião e prometo responder ao teu comentário neste mesmo post. *

Andy ♥ FacebookInstagramYouTube