Viver noutro país, ainda que temporariamente, é algo que suscita o interesse e a curiosidade das pessoas que nos rodeiam. Eu não sou excepção e a verdade é que adoro ouvir os relatos daqueles que por algum motivo decidiram mudar de país. Nesse âmbito, perguntei-vos se tinham interesse num post de perguntas e respostas acerca da minha experiência como estudante de Erasmus+ em Londres, pelo que hoje trago-vos o primeiro P&R do blog. Se quiserem que haja uma continuação, deixem as vossas dúvidas nos comentários que eu terei todo o gosto em ajudar-vos! ;)
- Mariza Matos: "(...) Gostava de saber mais ou menos quanto custa ir jantar fora em Londres a um sítio normal, como farias aqui, nada muito elaborado."
Infelizmente, comer fora em Londres fica muito caro. Eu vou dar-te um exemplo: em Portugal, temos um restaurante que se chama Pasta Caffé e, sempre que lá vou, gasto em média 25€ por casal. O Pizza Express é o equivalente em Inglaterra e duas refeições semelhantes ficam por cerca de £35 (~ 45€).
- Inês Serôdio: "(...) Em que curso estás? Ano? Universidade em Lisboa e agora aí em Londres? Estás a gostar do curso? Estás a viver num quarto/casa partilhado? Estás a gostar da experiência ou recomendas ter um espaço só para ti? Que universidades aí são de renome em termos de comunicação, se souberes responder? Como é o tempo, muito deprimente ou há dias de sol? E as pessoas, são simpáticas ou frias?
Bem, tantas perguntas! ♥ Vamos, então, por partes: eu já acabei o meu curso e estou a fazer um estágio para recém-graduados. A minha formação é em ciências. Eu tirei uma licenciatura em Bioquímica e um mestrado em Biotecnologia, ambos na FCT-UNL. Neste momento, estou a estagiar no King's College London que está classificado como sendo uma das vinte melhores instituições do mundo. O estágio em si é em química-física, área onde trabalhei durante a minha tese e em França, mas confesso que não é algo que queira fazer durante muito mais tempo. Para além do King's, a University College London e o Imperial College London também são universidades de renome. Em relação ao alojamento, eu estou a viver numa casa partilhada e a experiência é exactamente aquilo que eu pensava. Não é má, mas também não é a ideal, pois tens que lidar com diferentes formas de estar e de pensar. Os horários também podem causar problemas, principalmente se só houver uma casa-de-banho, assim como as questões de higiene. No meu caso, um dos meus colegas de casa não é a pessoa mais asseada do mundo, tanto que temos uma invasão de formigas na cozinha. Eu não me chateio facilmente, pelo que não é algo que me tire o sono, mas admito que o comportamento dela possa dar origem a conflitos. É uma questão de sorte, como em quase tudo na vida. Quanto ao tempo, o sol não brilha tanto como em Portugal e os dias são efectivamente mais frios. No entanto, confesso que estava à espera de um clima mais inóspito. O povo é difícil de definir, pois é multicultural e há de tudo um pouco, mas, no geral, diria que os ingleses são cordiais, prestáveis, mas pouco afectivos.
Já sabem, deixem as vossas dúvidas nas zonas dos comentários!